25 de junho de 2009

Formatação

Vi na TV um programa que falava de empresas que existem para o negócio seguinte: acções de formação para orientar as pessoas de modo a atingir os seus objectivos como profissionais.

A ideia até nem parecia mal, mas depois percebi que a ideia é orientar as pessoas ao nível comportamental no sentido de conseguir determinados objectivos, ou seja, como lidar com o chefe, com os colegas. Esta orietação pode escorregar para outros espaços da vida das pessoas, como sejam os tempos livres, a vida intima / amorosa.

A pergunta que faço é: qual o critério para os gajos saibam qual a melhor atitude para determinada pessoa em determinado contexto sócio-profissional?

Ou será mais uma ideia estapafúrdia, muito parecida com o "igualitarismo" autoritário de Mao-Tse-Tung? Em que teremos de ser formatados para atingir um objectivo qualquer idiealizado, muitas vezes de forma irracional, na procura do topo societário, muito à base da conta bancária?

Depois não venham com aquela conversa imbecil, que a sociedade capitalista é livre, e cada um deverá ser ele próprio, onde não há lugar a formatações.
É que já não bastava a formatação da roupa, agora é fase seguinte, a formatação do espírito !?

Fosga-se !

Sem comentários: